Tradutor

domingo, 24 de julho de 2011

A Origem da Bruxaria ( Uma delas, entre tantas outras )

A Origem da Bruxaria

Deste os primeiros dias da vida humana neste planeta, homens e mulheres maravilham-se em face dos inúmeros mistérios da vida e renderam-lhes culto. Na antigüidade as pessoas rezavam para as forças da natureza, como o sol, a lua , o fogo, a água e o vento. Foi nesta época que a bruxaria teve sua origem. A Te

rra era homenageada como criadora da vida, como a Mãe terra, uma fonte de poder, feminina, grandiosa e energética.

De acordo com as lendas e algumas formas de estudo, a Bruxaria nasceu há mais de 35 mil anos, quando a temperatura da Europa começou a cair e grandes lençóis de gelo lentamente avançaram rumo ao sul. Quando o gelo recuou, os que permaneceram na Europa dedicaram-se à pesca e à coleta de plantas silvestres e moluscos. Os povos isolados se uniram em vilas, onde xamãs e sacerdotisas organizaram os primeiros covens, profundamente sintonizados com a vida animal e vegetal.

Nas primeiras religiões que surgem, verifica-se uma integração com a criação assim como um respeito pela Terra. Como participantes na corrente da criação, os nossos ancestrais acreditavam que os grandes mistérios da vida eram mistérios da transformação: elas crescem, morrem e renascem.

Neste momento a centralidade da mulher na vida da comunidade não podia ser negada. Só ela tinha o poder de produzir e nutrir a vida, assim como sangrar com as fases da lua sem morrer, inspirando temor e reverência. A mulher refletia as mudanças cíclicas paralelas às mudanças sazonais da Terra e às fases da lua. As mais antigas obras de arte que representam figuras humanas são de Mães e datam de 35000 a 10000 a . c . Por suas posições em lugares sagrados e em sepulturas, tais estatuetas, representavam algo sagrado. Os órgãos femininos em destaques eram claramente “centros numinosos”.

A ligação entre a mulher e a Terra era vista ainda nos sepultamentos simbólicos, onde os mortos eram cobertos com tinta vermelha para que literalmente voltassem ao útero da Mãe e assim completar o ciclo da vida. O culto a grande Deusa Mãe, para aquela antiga religião, era de êxtase e suas características eram exemplos vivos da integração de corpo e mente, espirito e matéria .

Data-se também uma sociedade matrifocal que pode Ter tido, na verdade, as características de uma idade de ouro, simplesmente porque havia uma vinculação primaria entre filhos e Mães. Nesta natureza sacrossanta toda a vida teria sido realçada e o comportamento destrutivo e violento desencorajado.

Porém o passar dos séculos, trouxe o surgimento e o crescimento das religiões orientais e com elas o conceito da “Deusa” desapareceu. Contudo algumas pessoas continuaram acreditando nas Deusas da natureza. As guerras e sistemas militantes, liderados por homens elevaram o conceito do “Deus “único e opressor . O papel da mulher na sociedade havia mudado, e as mulheres tinham uma posição de subserviência. Eram na maioria donas de casa, curandeiras da sociedade, manipuladoras dos remédios para doentes e parteiras.

Muitas ainda praticavam os rituais que honravam a antiga Deusa Mãe, o respeito à terra e o conhecimento que tinham da medicina holística. Mas aparentemente incrédulas nas religiões orientais, estavam sendo rotuladas como pagãs e por muitas vezes eram temidas e foram chamadas de Bruxas.

Há muitas conotações negativas e mitos sobre a palavra Bruxa, mas a origem de sua terminologia, nos revela um antigo termo para a velha religião: Wicca. Há também varias interpretações para esta palavra, para alguns ela significa “obra dos sábios “, já para outros significava dobra ou torcer. Porém seu significado original vem do anglo-saxão que é torcer e dobrar, como se faz com um canudo. Alguns ainda acreditavam que era a capacidade de aglutinar e moldar as forças desconhecidas da natureza, entre outras palavras magia ou bruxaria.

Para os Bruxos a magia é uma força poderosa assim como seus rituais são fundamentais para a religião das bruxas. O ano para elas é dividido entre 8 partes iguais , chamados de Sabás das Bruxas.

Por diversas vezes , a Bruxaria , ou wicca , tem sido confundida com satanismo . No satanismo as pessoas se opõem à visão convencional do divino e adoram o diabo. Porém na Bruxaria temos um pensamento espiritual que não esta ligado ao mal, a malícia e a iniquidade, aliás um de seus princípios é “faça o que desejar , e não faça mal à nada”. O céu e o inferno não fazem parte da religião das bruxas, pois elas acreditam em diferentes tipos de reencarnação. .

Em uma ultima análise sobre a filosofia Wicca é de que a vida é divina e que o nosso destino está sendo seguido aqui e agora.

A força da bruxaria é a força natural do universo.

http://members.tripod.com/filhas_de_avalon.br/origem_da_bruxaria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário