Tradutor

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Nome das Lunações do Esbats

Cada uma das lunações recebe um nome específico que reflete o momento da Roda do Ano em que ela se encontra expressando um dos muitos temas da vida humana. Estes nomes podem variar de Bruxo para Bruxo ou dependendo da Tradição. Os nomes que seguem são os mais comuns e largamente utilizados entre a comunidade Pagã:

JANEIRO: Lua do Feno


É o momento onde a natureza está em sua plena maturidade.
As sementes germinaram e chegou a hora de pensar no que será guardado para o inverno e relembrar os grãos (sonhos) que foram plantados em  Setembro, na Lua do Arado. Agora é chegado o momento de preparar-se para a materialização dos frutos de nossas ações.

Erva: madressilva

Cor: Branco, marrom, prata e cinza

Momento ideal para: preparar-se para o sucesso,  meditar  sobre os objetivos e planejar o futuro.


FEVEREIRO: Lua do Milho

Esta lunação marca o período da primeira colheita e a retribuição dos benefícios de nossas ações.  Momento de nos alimentarmos interna e externamente, lutando pelos nossos sonhos.

Erva: louro

Cor: laranja, ouro e amarelo

Momento ideal para: encontros, fortalecer as amizades e lutar pelos sonhos

MARÇO: Lua da Colheita


Esta lunação marca o período da segunda colheita. E momento de agradecer pela fartura e abundância e meditar sobre o equilíbrio da vida. É o momento ideal para organizar nossa vida espiritual e emocional.

Erva: avelã

Cor: marrom e amarelo

Momento ideal para: agradecer pelas conquistas, meditar, organizar e fortalecer os diferentes aspectos da vida.


ABRIL: Lua do Sangue

Esta lunação marcava o período sazonal da caça e estoque de comida para o inverno. Momento de celebrar os ancestrais e meditar sobre o tema morte e renascimento, já que o Sabbat Samhain se aproxima. Hora de deixar de lado os hábitos nocivos e se desfazer das coisas que não nos servem mais, dentro e fora de nós.

Erva: cipreste

Cor: laranja, preto, roxo

Momento ideal para: se livrar de vícios, purificar e buscar harmonia

MAIO: Lua Escura


É a lunação da transformação e preparação para a chegada do inverno. Momento ideal para fazer a paz consigo mesmo e com aqueles ao seu redor.

Erva: cedro

Cor: preto, cinza, verde escuro

Momento ideal para: buscar o entendimento, fortalecer a comunicação com a Deusa e com o Deus, encontrar a paz.


JUNHO: Lua do Carvalho

Lunação do renascimento espiritual. Após o Solstício de Inverno que ocorre neste mês marcando a noite mais longa do ano, os dias passarão a ser maiores que as noite. Exatamente por este motivo, esta lunação é ideal para nos levar ao encontro de nossa alma. Conforme a luz solar crescer, sua energia iluminará nos vidas nos mostrando os caminhos a serem percorridos

Erva: azevinho

Cor: vermelho, branco, verde

Momento ideal para: buscar pelo renascimento, auxiliar amigos e familiares, pedir orientação aos Deuses


JULHO: Lua do Lobo


Lunação ideal para trabalharmos os sentimentos interiores. O período de reclusão nas noites frias e longas do inverno estão passando e é hora de despertarmos, nos preparando para o florescer da primavera.

Erva: bétula

Cor: branco e violeta

Momento ideal para: gestação, concepção, proteção, estudar os projetos que desejamos ver realizados


AGOSTO: Lua da Tempestade


Lunação associada ao Sabbat Imbolc e consequentemente ideal para purificação, limpeza e descartar o que não nos serve mais. O sol começa a dar seus primeiros sinais de força e luz e as trevas são dissipadas

Erva: Sorveira

Cor: vermelho, verde, laranja, azul celeste

Momento ideal para: canalizar a energia necessária para a realização dos desejos, purificação, cura, cuidar do lar e família


SETEMBRO: Lua do Arado

É a lunação que marca o momento de arar e semear.  A terra despertou do seu sono profundo e agora é hora de ter esperança e deixar os ventos da transformação trazerem nova energia para a sua vida.

Erva: Amieiro

Cor: azul, amarelo, branco

Momento ideal para: crescer, prosperar, acreditar, recomeçar algo que foi deixado de lado no passado


OUTUBRO: Lua dos Grãos


A Terra se enche de luz e o que foi plantado agora começa lentamente a germinar. A união da Deusa e do Deus traz a energia fertilizadora necessária para que a futura colheita seja farta e abundante.

Erva: pinheiro

Cor: verde e vermelho

Momento ideal para: produzir ou desenvolver algo, aproveitar as oportunidades e a sorte, trabalhar nosso temperamento

NOVEMBRO: Lua da Lebre


É hora de celebrar o amor e a vida. Esta lunação marca o período que segue a união da Deusa e do Deus. A Terra está cheia de poder pronto para ser utilizado. É hora de abraçar as diversas partes do nosso eu e reconhecer que todas elas fazem parte de nossa natureza e precisam ser equilibradas

Erva: rosas

Cor: rosa, verde, vermelho

Momento ideal para: usar nossa energia criativa, buscar pelo amor ideal e verdadeiro, fortalecer nossa ligação com a natureza.


DEZEMBRO: Lua dos Prados


Esta lunação indica o momento de honrarmos a Deusa e agradecer pelo aprendizado conquistado no decorrer do ano. O Verão agora se inicia trazendo o poder do Deus solar à Terra. O velho morrerá para dar espaço ao novo e por isso agora somos capazes de nos fortalecer.

Erva: flor do campo

Cor: azul claro, rosa e laranja

Momento ideal para: tomar decisões, assumir responsabilidades, fortalecer as relações amorosas, conquistar um novo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário