Tradutor

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Óleos Essenciais - MEDITANDO E RESPIRANDO OS AROMAS

Com base na obra de Marietta Till - A Força Curativa da Respiração - Ed. Pensamento




RESPIRAÇÃO COM ÊNFASE NO OLFATO



SENTADO

Fechamos uma das narinas com o indicador e inspiramos com a outra narina, como se estivéssemos “farejando“ , mas não rápido demais. Enquanto isso, imaginamos intensamente um aroma que deve ter um determinado efeito, como por exemplo, café moído na hora (faz despertar), menta , limão (refrescante) , lavanda, sálvia (calmantes).
Em seguida, expira-se pela mesma narina, novamente de maneira intermitente. Inflamos um pouco as narinas a fim de dar maior intensidade ao aroma.
Podemos também ir mais longe e aplicar a aromaterapia de maneira mais prática, pondo uma gota de óleo essencial numa das mãos e, cheirando com prazer, aspiramos profundamente o aroma pelo nariz. Sabemos que esses óleos tem maior efeito terapêutico do que a infusão da mesma planta, porque o ato de cheirar leva a ação do aroma para o cérebro, que governa as nossas funções corporais.
Não se deve esquecer de fazer uma pausa entre uma inspiração e expiração e vice-versa. Fazer o exercício três vezes para cada lado.
Imaginamos : “Estou desperto e vivo . “ ”Estou tranqüilo e descontraído. “ “ Estou à altura da minha tarefa.



RESPIRAÇÃO REFRESCANTE


A língua, enrolada no sentido longitudinal, é esticada bem para fora. Através dessa espécie de tubo, sorvemos suave e gostosamente o ar; detemo-nos um pouco e , em seguida, expiramos normalmente pelo nariz. Ao mesmo tempo, imaginamos um aroma refrescante ( limão, laranja, menta ) , mas podemos igualmente por uma gota dessas substâncias sobre a língua.
Fazer o exercício de três a cinco vezes.
Efeito : frescura quando o ar estiver muito quente; combate à agitação, à ira e ao aborrecimento.
Imaginamos : “Sinto-me refrescado e distante das coisas”.


A MASSAGEM AROMATERÁPICA



Quando usamos óleos para massagear, além de garantirmos a maior penetração na pele, há o efeito da própria massagem em si, e o efeito energético do toque.
Existem várias técnicas de massagem que podem ser utilizadas com óleos, a massagem indiana, shiatsu, interativa, energética, reflexologia.
Não vamos tratar dessas técnicas, pois as massagens podem variar de ritmos e movimentos mais leves, suaves e rítmicos a golpes mais pesados e amassamentos, trações, acupressuras, cada técnica com um objetivo bem definido.
Neste caso o objetivo é maximizar a terapêutica dos óleos essenciais, para tanto usaremos o mais suave dos movimentos a que chamamos de deslizamento, e amassamentos e compressões leves.
Deslizamentos - Devem ser suaves e superficiais, mesclados de movimentos mais profundos indo e vindo como um caminho de volta com as palmas das mãos. Melhoram a circulação venosa, descongestionando veias, acelera a circulação linfática e, principalmente tem efeito relaxante, acalmando os nervos .
Compressão - consiste em comprimir o músculo e depois soltá-lo, enquanto a outra mão faz a mesma coisa. Você deve usar as duas mãos inteiras. Faça amassamentos como se estivesse amassando um pão de forma lenta, suave e rítmica, sem tirar uma das mãos do corpo do paciente. Esse movimento melhora a circulação, facilita a eliminação de toxinas e reduz a fadiga.
Fricção - massagens profundas feitas de forma circular com a palma da mão, a polpa dos polegares e os dedos. Ajuda a eliminar o excesso de líquidos e estimula a circulação, ajuda a dissipar gordura e nódulos de tensão localizados .
Crie um clima aconchegante num ambiente tranqüilo. Você pode usar uma musica calma para aumentar o clima de relaxamento. Verifique se o paciente está deitado em posição confortável com a coluna reta.
Coloque um óleo essencial no difusor.
Prepare antecipadamente os aromas do óleo para massagem, de acordo com o caso do paciente. Passe sempre os óleos em suas mãos e não direto no paciente . Suas mãos e que devem levar o óleo ao corpo do paciente. Esfregue as mãos uma na outra. Comece a massagem com o paciente de barriga para o chão . Você irá começar a deslizar nos pés.
Comece deslizando em toda a planta dos pés fazendo uma compressão delicada em todos os dedos.
Sempre untando as mãos com os óleos comece a subir pelas pernas fazendo movimentos circulares até as coxas. Desça com a mão suavemente em movimentos circulares repita 5 ou 6 vezes o movimento. Fazendo também nas coxas uma série de amassamentos.
O ideal é começar com as pernas do tornozelo até o joelho e então trocar indo para a coxa esquerda e depois a direita. As nádegas podem ser massageadas com mais vigor, através de amassamentos e percussões ( pequenos tapinhas ).
Apoie as mãos na base da coluna, com os dedos voltados para os ombros e deslize suavemente pelos dois lados da coluna vertebral até a escápula (omoplata ) voltando ao ponto inicial. Repita movimento 4 a 5 vezes.
Empurre as mãos pelo meio da espinha e quando chegar próximo a cervical separe as mãos para a direita e esquerda fazendo um movimento circular na escapula. 4 ou 5 vezes.
Com as palmas das mãos você vai subir a mão esquerda lateralmente ao lado esquerdo da coluna , ao mesmo tempo que a mão direita faz o mesmo movimento na lateral direita do paciente. Subindo e descendo com suavidade por 4 ou 5 movimentos.
A região dos ombros, por ser mais tensa deve ser amassada como uma massa de pão suavemente . Deslize as duas mãos em toda a extensão das costas do paciente formando um grande 8 . Desça dos ombros para a região lombar com ambas as mãos uma em cada lateral das costas descrevendo vários pequenos círculos.
Peça para o paciente virar de costas para baixo.
Deslize em toda a extensão dos pés até os joelhos. Ao chegar nos joelhos faça fricções circulares .
Nas coxas faça amassamentos , fricções e rolamentos ( segurar as coxas com ambas as mãos e fazer movimentos de vai e vem como se estivesse parafusando e desparafusando. Na altura onde o peito começa (diafragma) coloque as duas mãos e massageie de cima para baixo lateralmente e depois na direção do umbigo.
Faça movimentos circulares por todo o abdome .
Os mesmos movimentos das costas servirão para o peito, lembrando no caso do paciente for mulher, não é necessário tocar os bicos dos seios . ( os bicos dos seios somente são tocados em massagens sexuais ).
Após terminado o peito massagear ambos os braços e mãos com amassamentos e compressões.
Para finalizar deslize suavemente as mãos pelo rosto começando pelo queixo , orelhas, maças do rosto. Faça pequena pressão com os dedos por todo e couro cabeludo.
Passe um pouco mais de óleo nas mãos e deslize pela testa .Aqueça as mãos friccionando uma nas outra e leve uma das mãos para a testa e outra para o umbigo.
Deixe suas mãos por alguns segundos enquanto deseja ao paciente muito amor, paz, e luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário